Dançar emagrece muito: conheça as melhores danças para emagrecer.

Tempo de leitura: 6 minutos

Dançar emagrece muito sim!

Mas não é só isso, a atividade que além de física é artística, pode oferecer uma série de vantagens para a saúde.

Entre elas, modelar as curvas, ao tonificar as pernas, e melhorar a postura e a musculatura inferior do corpo.

Profissionais da dança normalmente tem corpos muito bonitos e o domínio da musculatura associado ao ritmo lhes confere uma sensualidade impressionante e invejável.

Tudo isso porque se trata de uma atividade aeróbica, que permite um alto gasto calórico, dependendo claro da intensidade e do tempo de prática.

A queima de calorias é proporcional à energia que é exigida durante a dança, já que ela pode ser de salão ou de academia, como a dança zumba.

Ambos os estilos bem diferentes, mas com a vantagem em comum de oferecer todas as vantagens da dança para emagrecer ou como atividade lúdica.

Por isso, na hora de escolher o ritmo para começar a emagrecer é indicado que a pessoa opte pelo qual lhe agrada mais. Isso vai reduzir a chance de você acabar abandonando a atividade, justamente porque não precisamos nem pensar para fazer algo que gostamos. Simplesmente a coisa flui!

Além disso, para quem duvida ainda que dançar emagrece, vale lembrar que com essa atividade física se tem as três principais maneiras de obter a boa forma, ou seja, aeróbica, muscular e flexibilidade.

Isso quer dizer que as danças desenvolvem a musculatura e a flexibilidade, além de trabalharem a respiração e as funções cardiovasculares, tornando-a ainda uma atividade aeróbica.

Tipos de danças para emagrecer.

As danças em academias que reúnem diferentes ritmos com movimentos de ginástica, são escolhas eficientes para quem busca a perda de peso mais rápida.

Aeroboxe, zumba e pole dance são exemplos de danças de academias para quem deseja um treino mais pesado, porém, mesmo a dança de salão é uma boa escolha.

É aquela história, melhor algum movimento do que nenhum movimento.

Sobre a zumba, uma grande onda do momento, é um tipo de treino, onde ao longo das aulas os praticantes se movimentam ao som de um mix de ritmos musicais latinos, entre eles, mambo, salsa, merengue, rumba, calipso, flamenco e reggae.

Dessa forma, são utilizados os movimentos da dança para trabalhar pernas, braços, bumbum, abdome, quadríceps, panturrilha e posterior da coxa, tonificando todas as partes do corpo.

Já que os movimentos são cheios de energia, o metabolismo é estimulado, ajudando na prevenção de doenças, pois deixará o corpo funcionando melhor.

Além disso, por se tratar de um exercício bastante aeróbico, categoricamente podemos afirmar que dançar zumba emagrece, e bastante!

Voltando às outras danças, temos diversas opções como a salsa, que tem um ritmo mais acelerado e trabalha bastante a região dos quadris, e a hula-hula que, além dos quadris, atua muito nas pernas.

Quanto às opções para dançar de forma individual, jazz, balé e sapateado também são outras dicas para quem deseja emagrecer dançando.

Mas quem prefere apostar em algo mais aeróbico pode fazer aulas ainda de axé, já que se trata de uma coreografia muito agitada, além de trazer benefícios para a flexibilidade do copo e para a coordenação motora.

O forró é outro ritmo para quem prefere as danças mais animadas, da mesma forma ocorre com o frevo, que além de queimar calorias colabora com o desenvolvimento do equilíbrio e atua, em especial, nos glúteos, quadris, braços e pernas.

A salsa é também um estilo de dança que emagrece, dada a sua intensidade, que exige muita resistência e fôlego para mexer, principalmente, os quadris, pernas e braços.

Além de academias e escolas de dança, é possível fazer essa atividade com o auxílio de vídeo-aulas.

No entanto, é preciso ter atenção redobrada quanto a sua postura, já que não terá um professor para chamar a sua atenção.

A dança do ventre é mais uma dica a quem quer perder peso dançado, já que trabalha bastante os músculos do corpo como um todo, inclusive, do abdômen.

Porém, para a dança emagrecer realmente ela deve ser realizada com frequência, além de uma boa alimentação a acompanhá-la.

Também não se deve esquecer-se do alongamento antes de iniciar a sessão de dança, a fim de evitar lesões.

 Dançar emagrece mais que caminhar?

Como sempre em matéria de emagrecimento, a resposta a essa pergunta é um sonoro depende.

Porque depende da intensidade e duração, tanto da dança como da caminhada.

Se compararmos uma aula de dança mais lenta com uma caminhada vigorosa, ou uma sessão de dança de funk ou street dance com uma caminhada lenta de 15 minutos, a resposta é mais do que óbvia.

Aliás, dançar funk emagrece muito, bem como o street dance. Basta se ligar na intensidade de ambas.

Para responder às perguntas comuns como  “dançar emagrece quantos quilos” ou “dançar emagrece quantas calorias”, tomemos a zumba como exemplo.

Um treino de zumba pode proporcionar um gasto de 400 a 1000 calorias por hora. Já com a dança do ventre, menos intensa, o gasto total em uma hora fica entre 300 a 400 calorias.

E daí você já pode ter uma idéia quanto a outras danças.

Não dá para precisar quantos quilos você vai perder, porque agora entra o principal fator que determina a velocidade do emagrecimento, ou mesmo se ele vai acontecer.

Eu falo da sua alimentação!

O que comer para emagrecer dançando.

Mesmo que se dance muito, principalmente, os estilos mais aeróbicos onde a queima de gordura é maior, também é de extrema importância ter um cardápio balanceado e saudável.

Caso contrário, será difícil perder peso, já que a dieta é a principal responsável pela condição física.

Dessa forma, recomenda-se uma dieta para emagrecer baseada em carboidratos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis.

Isso significa eliminar os produtos industrializados o máximo possível, bem como os ricos em sal, açúcar e gorduras de má qualidade.

Pães e massas integrais, queijos magros, carnes magras, leite desnatado, nozes, grãos, como arroz integral, aveia e outros, bem como frutas, legumes e verduras não podem faltar na sua dieta.

Agora que você já sabe tudo sobre como dançar emagrece mesmo, escolha a sua favorita, de preferência procure uma boa aula de dança para emagrecer (se não for possível, o Youtube pode quebrar um galho) e divirta-se perdendo peso e conhecendo novas e interessantes pessoas.

Fonte comece a emagrecer.

3 Comentários


  1. Oi, tudo bom?
    Sabemos bem o quanto é difícil todo o processo de emagrecimento. Mas claro com dedicação e com o acompanhamento correcto, tudo se consegue. Estou aqui para dar força a todas as pessoas que desejam emagrecer com saúde e de uma forma bastante sólida.
    Ficam aqui os meus parabéns ao seu blog.
    Solange

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *