Workshop de dança clássica

Tempo de leitura: 4 minutos

Neste sábado e domingo (16 e 17/04), na Casa Hoffmann, sede do Centro de Estudos do Movimento da Fundação Cultural de Curitiba, o projeto DeMarkondes Corpo & Cultura realiza o ‘Workshop Clássico’, evento voltado a estudantes e profissionais de dança clássica que tem por objetivo a reciclagem e troca de informações sobre este gênero de dança na atualidade. A programação inclui aulas de balé musicadas ao vivo pela pianista Medely Dib, que atua na Escola do Teatro Bolshoi do Brasil há 15 anos, e mesa redonda que irá debater questões relevantes sobre o balé clássico na atualidade com a participação de Fabiano Carneiro, Coordenador de Dança da Funarte, órgão do Ministério da Cultura.

Entre os destaques do evento, estão as aulas ministradas no sábado e domingo por Anna Koblova, bailarina que por anos integrou a companhia de Ballet do Teatro Bolshoi na Rússia e que, este ano, foi convidada a ser professora de balé clássico e de repertório na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville.

O quadro de professores inclui também o renomado coreógrafo Tíndaro Silvano, de Belo Horizonte, que ministra aula no domingo; além dos bailarinos formados pela Escola de Dança Teatro Guaíra, Elaine de Markondes, coreógrafa e maître de ballet que também é médica, fisioterapeuta e master trainer em Pilates; e Ian Mickiewicz, integrante do Balé Teatro Guaíra por 17 anos, trabalhando com grandes nomes da dança mundial. Elaine e Ian são os idealizadores do projeto ao lado da também bailarina Simone Bönisch, co-fundadora e diretora da Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra – ABABTG. Podem se inscrever para as aulas praticantes de balé clássico com no mínimo quatro anos de estudo e idade mínima de 13 anos.

Já a mesa redonda, que acontece no domingo das 14h30 às 17h, com participação gratuita e aberta a todos os interessados, terá o tema ‘O Balé Clássico Hoje’. Nela, unem-se aos profissionais já citados a diretora do Balé Teatro Guaíra, Cintia Napoli; o coordenador do curso de Bacharelado e Licenciatura em Dança da Universidade Estadual do Paraná, Giancarlo Martins; o diretor geral da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, Pavel Kazarian; a coordenadora da Escola de Dança Teatro Guaíra, Sylvia Andrejevski; e a bailarina, professora e escritora carioca, com vasto currículo na dança, Eliana Caminada.

Uma Mostra de Dança, também gratuita, às 17h30, com apresentação de participantes selecionados durante as aulas, encerrará o evento.

Sobre o DeMarkondes Corpo & Cultura
Projeto lançado em Curitiba em março de 2016 que visa proporcionar um ponto de encontro das danças com outras artes como a música, o teatro, o canto, o cinema, a literatura e a fotografia. O projeto tem o objetivo de promover ações que estimulem a produção da arte e a promoção da cultura, realizando workshops, simpósios, espetáculos, exposições, e também oferecendo serviço de consultoria e produção de projetos, além de atividades culturais em geral. A ideia é mobilizar profissionais, estudantes e amantes das diferentes áreas, estimulando a formação de plateia e o envolvimento da sociedade com a arte. Entre as próximas ações já programadas estão o evento Tango – Dança & Música, nos dias 18 e 19 de junho, que trará professores e músicos nacionais e internacionais para aulas, performances de música e tango, e milongas.

SERVIÇO
Workshop Clássico – DeMarkondes Corpo & Cultura
16 e 17 de abril de 2016, das 8h às 18h
Casa Hoffmann – Rua Doutor Claudino dos Santos, 58 São Francisco | Curitiba-PR
Informações/inscrições: (41) 3568-1918 | demarkondescorpoecultura.com.br

PROGRAMAÇÃO:
Sábado (16/04)
8h às 9h30 – aula de balé, com Anna Koblova;
9h45 às 10h45 – aula de repertório, com Anna Koblova;
11h às 12h – aula de repertório, com Anna Koblova;
14h às 15h30 – aula de barre à terre, com Ian Mickiewicz;
15h45 às 17h15 – aula de Pilates para balé, com Elaine de Markondes;

Domingo (17/04)
8h às 9h30 – aula de balé, com Tíndaro Silvano;
9h45 às 11h15 – aula de balé, com Anna Koblova;
11h30 às 12h30 – ensaio para apresentação de encerramento;
14h30 às 17h – Mesa Redonda – O Balé Clássico Hoje;
17h30 – Mostra de Encerramento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *