Dia Internacional da Mulher

Tempo de leitura: 1 minuto

O envolvimento da mulher com a dança vem de milhares de anos atrás. Os primeiros contatos da mulher com dança datam de 7000 e 5000 A.C. no oriente, onde a mulher utilizava a dança do ventre com objetivo de se preparar, através de ritos religiosos dedicados a deusas, para se tornarem mães.

Em 1518, na França, surge o primeiro ballet da corte: Le Ballet Comique de la Reine (O Balé Cômico da Rainha. Até então, o ballet era quase exclusivamente masculino, mas em Le Ballet Comique de la Reine, começou a haver a participação de algumas damas da corte, formando o que se pode chamar de primeiro corpo de baile (grupo de bailarinos que realizam movimentos iguais) da história da dança.

No século XIX a mulher chega ao auge da importância no balé romântico; esta escalada já vinha sendo trilhada pela mudança no traje e nos enredos; com a sapatilha de ponta ela sobe ao topo do etéreo e conquista as grandes plateias. Nesta época, Marie Taglioni (1804 a 1884) tornou-se a bailarina mais conhecida da era romântica. Filha do maitre de ballet Filippo Taglioni, foi a primeira bailarina a dançar na ponta dos pés adotando as sapatilhas adequadas.

A dança moderna é iniciada por três mulheres: Isadora Duncan, Ruth Saint Dennis e Loie Fuller, trazendo para a dança as mudanças do papel na sociedade da mulher no século XX.
Peça fundamental em diversas modalidades de danças, como Tango, Garfieira, Flameco, entre outras; a mulher vem ganhando um espaço cada vez maior, não só na vida, mas também no Salão. Coloca sua paixão em tudo que faz e encanta a todos com sua beleza, dedicação e excelência.


Feliz dia Internacional da Mulher.
Esta é uma homenagem da Mundo Dança à todas às mulheres amantes da Dança!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *